Atualmente dado o período complicado e com várias restrições que todos nós vivemos, temos que nos adaptar e trabalhar a partir de casa. A maioria das pessoas não consegue ter as condições semelhantes às que tinham nos seus locais de trabalho.
As dores aparecem logo no final do primeiro dia de trabalho, porque as condições de trabalho tal como a mesa da sala ou da cozinha com as suas respectivas cadeiras não são as mais adequadas, não esquecendo a passagem pelo sofá.
Algumas regras a ter em atenção
Postura
Beber liquidos
Ansiedade
Exercicio físico
Rotina e gestão de tempo
As pessoas que estejam em teletrabalho e mais sedentárias, devem evitar as lesões muscoloesqueléticas tais como:
Entorses
Tendinite
Síndrome cervical
Dor nos ombros
Dor no pescoço
Dor nos pulsos
Dor nos cotovelos
Sindrome do canal cárpico
Exercícios para se manter saudável
Para evitar esses episódios deve levantar-se da sua cadeira periodicamente. Todos os exercícios devem ser feitos sem dor, calmamente e lentamente.
Rodar a cabeça para a esquerda e para a direita.
Olhar para baixo e para cima, de maneira a que exista movimento da cabeça.
Sentado na cadeira deve inclinar-se para a frente de modo a tocar as mãos nos pés.
Deve esticar o tronco para trás ( como se estivesse a espreguiçar-se).
Estando sentado deve esticar as pernas e com elas esticadas deve puxar o pé para trás e para a frente. Este exercício deve ser efectuado uma perna de cada vez.
Deve fazer rotação das mãos e dos pés.
Os custos indiretos da dor crónica nas costas e articulações segundo Inquérito Nacional de Saúde ascendem a mais de €700 milhões anuais.
O que pode a Osteopatia fazer por si?
Sendo o Osteopata um profissional de saúde, especializado no sistema músculoesquelético e a sua relação com outros sistemas do corpo humano. O osteopata vai conseguir ajudar ao nível do aconselhamento postural e também na ergonomia no local de trabalho, não esquecendo o tratamento osteopatico.
O tratamento osteopatico pode passar por alongamento, pressão, resistência e técnicas osteopaticas manipulativas. Tudo isto para conseguir ao nível dos músculos e articulações.
Comentarios