Pilotos de aviação e sintomas musculoesqueléticos
Os pilotos de aviação comercial, tendo horários laborais rotativos sentem no seu organismo a privação de sono e dores. Normalmente são na zona das costas, tanto na zona cervical, dorsal ou mesmo lombar.
Os sintomas musculoesqueléticos também podem ser vistos como agudos ou crónicos. Os agudos por norma podem prolongar-se por 7 dias e os crônicos podem ter uma duração de 12 meses.
Os pilotos com sintomas musculoesqueléticos agudos relacionados com a sua profissão, por norma, devem-se ao excesso de trabalho. Aqueles que não conseguem ter um sono tranquilo podem ter a ver com a falta de atividade física.
Existem diversas pesquisas internacionais que mencionam que tanto os pilotos de helicópteros como de aviões sofrem de dores musculoesqueléticas.
Isto deve-se ao facto de estes profissionais terem que estar sentados durante longos períodos de tempo.
Outras causas são as diferenças de temperatura e a falta de húmidade nas aeronaves.
Além das alterações físicas estas também podem ser psicológicas e emocionais, dando azo a que possam ocorrer alterações emocionais, irritação e insônia.
Tripulantes de cabine
O pessoal não piloto ou copiloto, como os tripulantes de cabine também costumam ter problemas, tais como:
Lesões nos discos intervertebrais
Tendinites
Lesões na coluna vertebral
Fissuras
Problemas respiratórios
Problemas de estômago
Problemas circulatórios
Osteopata e a sua visão
O osteopata sendo um profissional de saúde, normalmente consegue ter uma abordagem perante as disfunções apresentadas pelos profissionais de aviação com algum discernimento.
Em consulta o osteopata irá fazer uma anamnese de modo a conseguir compreender toda a situação em que se encontra o paciente que se encontra à nossa frente.
Pilotos de caças
Os pilotos de aeronaves de caça costumam ser expostos a acelerações repetidas e forças G. É sempre aconselhável a estes profissionais que tenham uma boa actividade física, de modo a minorar as agressões que vão sentindo na sua profissão.
As queixas destes pilotos por norma são na zona cervical e lombar.
Comments