top of page
Buscar

Dor persistente

  • Foto do escritor: Nuno Trovisco
    Nuno Trovisco
  • 4 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura




A dor devido a lesão é iniciada nos receptores especiais, que se encontram espalhados por todo o organismo. Esses receptores de dor transmitem os sinais por impulsos elétricos ao longo dos nervos, até a medula espinhal e, depois, até o cérebro.


Apesar de uma dor poder tomar várias formas, compreendendo a sua fisiopatologia é uma grande ajuda na abordagem correcta do tratamento. O envelhecimento também vai ter um papel importante, devido ás funções neurais.


Uma dor provocada por uma queimadura ou corte, por exemplo quando estamos a cozinhar. Normalmente utilizamos gelo, água, soluções antisséticas iodadas. Com o percalço resolvido, a dor tende a desaparecer no máximo até 12 semanas. Por conseguinte se a dor prevalecer após esse período de tempo, é considerada uma dor persistente. Caso seja o caso, é aconselhável que exista uma melhor investigação para tentar ajudar o paciente.


Dor pode ser aumentada com:

  • Stress

  • Tensão

  • Estar constantemente a pensar na dor

  • Estar em constante actividade física


Muitas vezes o paciente começa a sentir uma desconfiança na medicina convencional porque o médico após vários exames não valoriza a dor e o desconforto da mesma, o que faz com que o paciente sinta-se incomodado com a não compressão da sua dor pelo seu médico. O osteopata através da sua abordagem consegue ajudar.


Trajecto de dor


Por vezes, a dor numa zona do corpo que não representa exatamente o local do problema acontece quando uma dor é referida de outra área do corpo. A dor referida é provocada quando os sinais nervosos de várias partes do corpo recorrem à mesma via nervosa, que os conduz à medula espinhal e ao cérebro.



Osteopatia pode ajudar


O osteopata é um profissional de saúde com treino suficiente para conseguir entender, examinar e interligar as prováveis causas de dor. O osteopata pode aconselhar exercícios físicos ou providenciar terapia manual de modo a ajudar. A dor não pode ser somente interpretada com o que se consegue ver num RX. O osteopata deve ter um diálogo com o paciente de modo a que exista uma melhor compreensão de ambas as partes para obter o mesmo resultado. Que é não somente retirar a totalidade da dor persistente, mas sim a de tentar dar uma melhor qualidade de vida ao aliviar a dor.

O tratamento irá decorrer durante um longo período de tempo, porque não é fácil instruir o corpo do paciente a algo que provavelmente já decorria há demasiado tempo. Este processo só se consegue através de um diálogo semanal com o paciente, de modo a melhorar as estratégias e as recomendações do osteopata devem ser efectuadas em casa e também durante a consulta.



 
 
 

Comments


© 2023 por Medicina Alternativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Google+ - Black Circle
© Copyright
bottom of page